Somos perguntados com frequencia sobre como nossa Congregação Mariana age, sobre como participar dela, etc.

Se sua pergunta não é algumas de abaixo, envie O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para nós que a responderemos e depois postaremos aqui.

 

 Para que uma Congregação Mariana numa Universidade? Não seria melhor numa paróquia?

As Congregações Marianas são dedicadas à formação de cristãos em seu próprio meio. É tradicional nelas estar aonde estão as pessoas que as compõem. Há séculos existiram Congregações Marianas em instituições de ensino (a primeira foi fundada em um colégio) e a nossa é apenas mais uma delas.

Em uma paróquia não te obtém a intenção de formar as pessoas para atuar em seu meio como se faz com sucesso com os universitários, falando sua própria linguagem em seu próprio meio, o mundo acadêmico.

Se eu ingressar já sou Congregado mariano?

Não. Existem etapas a serem cumpridas para ser permitida a Consagração Perpetua à Virgem Maria e, assim, ser efetivamente um Congregado mariano.

Frequentar as reuniões e atividades da Congregação Mariana não faz de ninguém um Congregado. É necessária uma vontade clara em querer ser, manifestada a todos.

Quais são as etapas para a Consagração à Virgem Maria em uma Congregação Mariana?

Em nossa Congregação (a da UFRJ) são Ouvinte, Aspirante, Candidato e Congregado mariano.

Na Congregação Mariana da UFRJ ao dar o nome em qualquer reunião já é considerado um "Ouvinte". A partir desta etapa, cumprindo adequadamente as atividades propostas passará a "Aspirante a Congregado" no fim do período e em outro periódo, após avaliação dos diretores e do sacerdote, proferirá seu Ato de Consagração Temporária, tornando-se um "Candidato a Congregado".

Após a avaliação de seu bom andamento e de ao menos uma participação nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, será admitido finalmente como "Congregado mariano", com direito a todas as indulgências e privilégios.

Em quanto tempo de participação na Congregação Mariana posso ser considerado um Congregado?

Todo o processo de admissão dura no mínimo 2 (dois) anos, respeitadas as etapas.

Depois da faculdade, já formado, continuo a ser Congregado mariano ou só vale para quando estou na universidade?

Se for um Congregadoa mariano preferido sua Consagração perpétua será Congregado para sempre. Se ingressar em outra Congregação Mariana levará uma Carta de Apresentação para a nova associação.

Para os demais estágios isso dependerá dos diretores da nova Congregação Mariana.

Se ingressar em outra Congregação Mariana terei de refazer tudo de novo?

Se for Congregado mariano, não.

Quais são os apostolados de uma Congregação Mariana?

O apostolado de uma Congregação Mariana é onímodo, isto é, é todo aquele que sirva para a expansão do Reino de Cristo na Terra. Nenhum apostolado é desprezado pelo Congregado mariano.

A Congregação Mariana da UFRJ é somente para alunos?

 Para alunos e pesquisadores, incluída a pós-Graduação.

Professores e funcionários podem ser admitidos em reunião especial para eles.