debate PDF Imprimir E-mail
Classificação: / 0

Qualquer congregação religiosa pode desaparecer,

admite Prepósito Geral dos JesuítasKolvenbach



.- O Prepósito Geral da Companhia de Jesus, Pe. Peter-Hans , admitiu que nenhuma congregação ou instituto religioso tem o futuro assegurado e qualquer "pode desaparecer" quando já cumpriu com o trabalho que encomendou o Senhor, tal como o demonstrou a história da Igreja.

"Estou convencido de que a vida religiosa deve estar sempre em crise, se de verdade quer estar constantemente à escuta do Espírito, que não é um tipo tranqüilo. Não basta seguindo as Constituições, as regras, para ter um futuro assegurado", expressou o sacerdote em entrevista com a Revista Jesus, reproduzida em parte pelo jornal espanhol La Razón.

Nesse sentido, indicou que terá que saber discernir o que o Senhor pede a cada um nas diversas circunstâncias da vida e a história, pois por exemplo, "pode pedir a um grupo de consagrados uma tarefa específica durante um tempo determinado", e finalizada esta, "esse determinado instituto pode desaparecer. Isto não é uma novidade na história da Igreja".

O Prepósito Geral jesuíta recordou que ao longo da história, o Espírito Santo suscitou na Igreja novos carismas para tirá-la dos períodos de crise. Quando se "correu o risco de equivocar-se com o Império –explicou-, o Espírito Santo suscitou os eremitas para levá-la de novo ao valor da espiritualidade, da oração".

Indicou que igual aconteceu com São Francisco de Assis, que foi chamado quando a Igreja sofreu a tentação da riqueza e o poder; ou com Santo Ignácio de Loyola, que respondeu ao Senhor para levar a Igreja à missão além "dos limites geográficos e culturais conhecidos".

 
Luta contra o Aborto Oficial - I PDF Imprimir E-mail
Classificação: / 0

Mídia Sem Máscara entrevista o Padre Luiz Carlos Lodi - 1a Parte

por Gerson Faria em 14 de maio de 2007

pe. Lodi

Resumo: A fundação Pró-Vida de Anápolis, dirigida pelo Padre Lodi, é talvez a mais ativa frente brasileira contrária ao aborto, nesses tempos de propaganda enganosa pelo "direito de escolha", eufemismo para direito ao aborto em qualquer circunstância e financiado pelo Estado.

Ler mais...
 
número de católicos no Mundo permaneceu invariável PDF Imprimir E-mail
Classificação: / 0

Cidade do Vaticano, 08 mai (RV) - De 2000 a 2005, o número dos católicos no mundo permaneceu substancialmente invariável: é o que emerge do último volume do Anuário Estatístico da Igreja Católica, preparado pela Central de Estatística da Igreja e editado pela Livraria Editora Vaticana, que mostra uma realidade em contínua evolução.

Em cinco anos, os católicos do mundo passaram de pouco mais de 1 bilhão e 45 milhões para cerca de 1 bilhão e 115 milhões, com um aumento de 6,7%. Um incremento muito próximo ao da população mundial, equivalente a 6,9%. O que significa que a presença de católicos no mundo permanece basicamente invariável: 17,28% no ano 2000 e 17,25% em 2005. Ressalta-se um aumento de 18% dos católicos na África, em relação a um incremento da população de pouco menos de 14%, que evidencia como é eficaz a atividade pastoral nos países africanos.

Quanto ao número de bispos, passaram de 4.541 para 4.841, com um incremento de 6,61%, particularmente na Ásia e América. O número de sacerdotes, cerca de 405.700, aumentou, ao todo, de 0,3%, com um notável incremento na África e Ásia (19,2% e 14,9%, respectivamente). Estacionário, ao invés, para a América e flexão na Europa e Oceânia.

Enquanto o número de sacerdotes diocesanos indica uma significativa retomada (de 265.781 no ano 2000, para 269.762 em 2005), o número de sacerdotes religiosos se mostra em constante declínio (de 139 mil no ano 2000 a 136 em 2005).

Constata-se uma sensível mudança no que diz respeito ao percentual de sacerdotes por continente: o único que viu diminuir a sua quota foi a Europa, com um decréscimo de 51,5% a 48,8%.

Mas justamente no continente europeu e americano, onde se mostra mais problemática a substituição de sacerdotes, se registra um incremento de diáconos diocesanos, ou religiosos com caráter permanente em seu estado, com um aumento, respectivamente, de 24% e de 28%.

Em diminuição, por sua vez, o número de religiosos professos não sacerdotes, passados de 55.057 no ano 2000 para 54.708 em 2005. "A crise que investiu essa categoria de agentes pastorais _ lê-se no Anuário Estatístico _ não dá sinal de arrefecimento e é preocupante que, com exceção da África e Ásia, em todo o restante do mundo continuem se reduzindo."

 

O Anuário assinala também, o número de religiosas professas, correspondente a 760 mil unidades, cerca do dobro do número de sacerdotes e cerca de 42% residentes na Europa: o número delas diminuiu progressivamente no passado qüinqüênio na Europa e América, cresceu ao invés na África e Ásia.

 

O número dos estudantes de Filosofia e Teologia nos seminários diocesanos e religiosos aumentou até 2002, depois entrou uma fase de substancial estabilidade até 2005.

Por fim, no que diz respeito aos candidatos ao sacerdócio em relação à população católica, é interessante ressaltar que a Ásia e a África, em 2005, se apresentam acima da média mundial, que é de 103 candidatos para cada milhão de católicos. A Ásia apresenta 258 candidatos para cada milhão, e a África, 154.

 

Os centros pastorais aumentaram de 409 mil para 433 mil, com uma relação média de 2.500 fiéis por centro. Mas se na Oceânia e na Europa diminuíram, a situação se apresenta muito dinâmica na Ásia, África e, sobretudo, na América, com um aumento de 7,9% em cinco anos. (RL)

 
Musical sobre o Padre Pio PDF Imprimir E-mail
Classificação: / 0

Musical sobre o Padre Pio é "desafio fascinante", afirma autoridade italiana



.- "Encontro fascinante e difícil o desafio de combinar a figura do Padre Pio com um musical", afirmou Francesco Rutelli, Vice-presidente do Conselho e Ministro para os bens e atividades culturais, ao anunciar "Actor Dei – Ator de Deus", projeto que através da linguagem teatral e musical busca homenagear o santo de Pietralcina.

São Giovanni Rotondo será o lugar da estréia deste musical no dia 5 de maio, ao que assistirá o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone. As funções se realizarão até 27 do mesmo mês para em seguida apresentar aos 50 atores em cena na Sicilia, Trento, Roma, Milão, entre outras.

"Sendo a experiência do Padre Pio um dos mais conhecidos do mundo acredito que este momento de popularidade é uma prova do grande interesse", comenta um dos organizadores do evento.

Não faltarão os disfarces simbólicos, explica uma nota de imprensa, "que falam dos jovens que ainda sentem viva e próxima esta extraordinária figura, sintetizada na contínua luta entre o bem e o mal, entre o deserto pugliese feito de desolação sobre o que anos depois o Padre Pio construiu aquilo que hoje é o terceiro hospital da Itália e que ele amava chamar 'lugar de sofrimento e oração'".

 

--------------------------

Nota: pe. Pio de Pietrelcina é o patrono secundário de nossa Congregação. 

 
O Santo Padre no Brasil - II PDF Imprimir E-mail
Classificação: / 0

Discurso de Bento XVI aos Jovens no estádio do Pacaembu em São Paulo



SÃO PAULO, quinta-feira, 10 de maio de 2007 (ZENIT.org).- Publicamos a seguir o discurso proferido por Bento XVI, nesta tarde, às dezenas de milhares de jovens reunidos no estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo.
papa bento 16

* * *




Queridos jovens! Queridos amigos e amigas!

«Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres [...] Depois, vem e segue-me» (Mt 19,21).

1. Desejei ardentemente encontrar-me convosco nesta minha primeira viagem à América Latina. Vim para abrir a V Conferência do Episcopado Latino-americano que, por meu desejo, vai realizar-se em Aparecida, aqui no Brasil, no Santuário de Nossa Senhora. Ela nos coloca aos pés de Jesus para aprendermos suas lições sobre o Reino e impulsionar-nos a ser seus missionários, para que os povos deste "Continente da Esperança" tenham, n'Ele, vida plena. 
Ler mais...
 
Copyright 2010 Congregações Marianas Sede da Sabedoria.